segunda-feira, 11 de abril de 2011

ALÍPIO MARTINS

Com vocês, Alípio Martins, um dos poucos a explorar o temas do cotidiano com tanta inteligência e bom humor.





ALÍPIO MARTINS


Nascido em Belém do Pará em 13 de junho de 1945, Alípio acalentava desde cedo a vontade de fazer sucesso e viver de música . Aos quinze anos fugiu de casa, entrou como clandestino em um navio que fazia o percurso Belém-Rio de janeiro, uma viagem de quase 30 dias e isso sem um centavo. Tudo com o intuito de chegar à capital da música do Brasil na época, o Rio de Janeiro, onde ele acreditava que conseguiria ter uma oportunidade.

O sonho quase foi abortado quando ele foi descoberto pelo cozinheiro do navio, mas conseguiu fazer um acordo com a tripulação. Apelou e afirmou que teria chance de ser cantor no Rio de Janeiro. Tudo isso ocorreu no ano de 1958. A família não queria que ele tentasse a carreira musical, pois quase todos achavam que seria impossível sobreviver ou mesmo ter sucesso.

Anos depois, em 1973 lançou o primeiro Lp de uma série de quatro discos intitulada de "O rei do carimbó", ritmo este muito popular no Pará e na época ainda desconhecido no resto do país. Deste período vale destacar a ótima "Piranha" do Lp O rei do carimbó volume 2.

Em 1978, sob o pseudônimo de Patrick, Alípio lança o curioso álbum "Patrick- O homem pássaro", uma tentavia de passar pelo crivo elitista das Rádios FM, que na época se recusavam a tocar forró e outros ritmos de gosto popular.

Decepcionado pelo fato das rádios FMs não tocarem sua música, apesar do sucesso nas Regiões Norte e Nordeste, decide morar nos EUA, experiência que durou 5 anos.

Ao voltar dos EUA gravou em inglês, sob o pseudônimo de Vick Mackenzie. Seu disco foi distribuído para as rádios sem que fosse revelado que na verdade aquele era o Alípio Martins, cantor de forró e não um genuíno cantor estadunidense. Como Vick Mackenzie ele copiava o estilo de James Brown. Quando descobriram que Vick Mackenzie era na verdade o Alípio, imediatamente as rádios pararam de tocar seu disco.

Então tem início ao período de gravações dos albúns de maior sucesso de sua carreira. Em 1984 grava o albúm Alípio Martins. Neste disco destacam-se os hits; Onde andará você, Você vai penar e a engraçadíssima Gozar a vida ( Ei, psiu eu quero gozar..... a vida com você). Imperdível.

Em 1986 novo álbum e mais músicas emplacadas nas paradas de sucesso; Você tem de pagar, Quero mamar, Cheiro no cangote e Tira a calcinha.

Em 1987 mais sucessos; O gato comeu, Tarado em você, Marca-Passo e Menina triste.

O disco de 1988 teve como faixas mais tocadas nas rádios; Oh Darcy e Você é que sabe

O ano era 1989, quando ocorreriam as primeiras eleições diretas para presidente do Brasil, após o período da ditadura militar. Alípio, como sempre crítico e bem humorado lança o  megahit "Os presidenciáveis". A música contava com a participação de um imitador que fazia as vozes dos candidatos à presidência da república e o cantor simulava uma consulta ao povo (Entrava até o Pelé na canção).

Agora Alípio era o mais tocado até mesmo nas FMs que antes o rejeitavam por ser popular

No fim dos anos 80 e início dos 90 o cantor e compositor paraense ficou conhecido também como o pai da “cultura dos cornos”. Desta época destacam-se "Lá vai ele", "Quebra esse galho", "Festa dos cornos" Chifre sertanejo" e em 1991 lançou o disco Carnaval do Chifre. Vale a pena ouvir e se divertir.

Em 1992 lançou um disco com uma temática mais séria, com destaque para a canção Extermínio, que falava sobre os menores abandonados e sobre o descasso com a educação.

Após colecionar mais sucessos, em 1996 lança seu último disco com destaque para as faixas; Alô galera
Melô da galinha e a imperdível Mamãe eu quero ser pastor.

Um detalhe interessante é que Alípio acreditava ser melhor produtor musical do que cantor. Quem teve a oportunidade de gravar com ele em estúdio até hoje lembra das estórias e as técnicas utilizadas por ele durante as gravações.


Milhões de discos vendidos, discos de ouro, platina, platina duplo, shows em estádios lotados. Milhares de suas composições gravadas por outros artistas. Alípio fez tudo por um sonho. O sonho era ganhar pelo menos um disco de ouro em sua carreira.
Ganhou dez discos de ouro e seis de platina.

Alípio Martins faleceu no dia 24 de março de 1997 em Belém do Pará aos 52 anos vítima de câncer de estômago.




MÚSICAS DE SUCESSO

  • Decisão
  • Eu Quero Gozar
  • Garota
  • Lá Vai ele
  • Onde Andará Você
  • Tira A Calcinha
  • Vem Me Amar
  • Quero Você
  • Oh Darcy
  • Os presidenciáveis
  • Quebra esse galho
  • Maria mariazinha
  • A volta dos presidenciáveis (lamentações)
  • Você é que sabe
  • Piranha
  • Quero mamar
  • O gato comeu
  • Melô da galinha
Fontes:
http://www.memoriadampb.multiply.com/
http://www.winkpedia.org/


VÍDEOS





Nenhum comentário:

Postar um comentário